• IEBW Instituto Bit World

Como negociar a dívida do cartão de crédito?

Especialista indica passo a passo com soluções.



Uma forma de perder o controle financeiro é usar o cartão de crédito sem se planejar. Essa é uma das piores maneiras de se endividar, pois as altas taxas de juros cobradas fazem o montante crescer rapidamente – em janeiro, segundo o Banco Central, a taxa do rotativo do cartão de crédito estava em 316,8% ao ano. Para evitar um estrago financeiro ainda maior em meio a uma crise, é importante que você esteja atento às formas de renegociar esse tipo de débito com o banco.


Em tempos de incertezas econômicas com a pandemia do novo coronavírus, o problema pode atingir muitos brasileiros que perderam empregos ou estão tendo salários reduzidos. Para ajudar, o E-Investidor conversou com Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educação Financeira (ABEFIN), que passou dicas de como negociar suas dívidas do cartão de crédito.


APRENDA NA PRÁTICA!

FORMAÇÃO EAD BOLSA DE VALORES - 100% ONLINE COM MENTORIA



CLIQUE AQUI E FALE COM NOSSO ESPECIALISTA >>>>


1º passo: Confira sua real situação

Segundo ele, o primeiro passo é olhar sua situação financeira para os próximos seis meses. Se for a mesma do período pré-crise e as finanças estiverem equilibradas, nada muda e a pessoa pode seguir pagando o cartão normalmente. Mas se a maré virou e orçamento estiver comprometido pelos próximos 180 dias, aí, sim, o aconselho é parar e renegociar sua dívida.

“A orientação não é dar calote no banco, e sim solicitar prorrogação do pagamento da conta até a sustentabilidade financeira voltar. Caso não faça isso, a pessoa vai quebrar”, afirma o presidente da ABEFIN.


2º passo: Relate sua situação ao banco

Em seguida, você deve entrar em contato com o banco, explicar que sua situação mudou e que deseja negociar a dívida. Domingos diz que o ideal é pedir carência de 180 dias e o pagamento em 12 vezes sem juros ou que acompanhe a Selic – atualmente em 3,75% ao ano.


“Deixe documentado bem claro sua nova situação.

É importante informar a instituição e propor uma forma de pagar que se encaixe à sua nova realidade de orçamento”, afirma.

Mesmo assim, se a instituição não aceitar sua proposta, o endividado pode continuar negociando até chegar um acordo com o banco.


3º passo: Não pague a dívida e busque empresa de recuperação de crédito.

Em último caso, se o banco não colocar boas condições, o conselho é não pagar a dívida. Domingos explica que, se o novo valor também não cabe no bolso, o endividado vai se complicar outra vez lá na frente.

O presidente da ABEFIN diz que a melhor saída nesse caso é buscar uma empresa de recuperação de crédito para conseguir taxas mais baixas. “Não se preocupe se o banco negativar seu nome nesse momento. Depois você vai negociar para ter condições muito melhores”, diz ele.

No Feirão Limpa Nome do Serasa, por exemplo, que é realizado anualmente, os consumidores que estão endividados conseguem negociar e quitar suas dívidas com descontos que chegam até a 90%, segundo a instituição. E a negociação é feita diretamente com a empresa credora.


O último feirão ocorreu entre os dias 11 e 31 de março e foi 100% online por conta da pandemia do novo coronavírus.


Ao todo, 16 instituições credoras participaram, negociando as dívidas diretamente com os clientes.

Após o pagamento do novo valor acordado, a empresa credora retira os nomes da lista de inadimplentes em até cinco dias úteis.


Fonte: https://einvestidor.estadao.com.br/educacao-financeira/como-negociar-divida-cartao-credito/?utm_source=webpush_notificacao&utm_medium=webpush_notificacao&utm_campaign=webpush_notificacao

Finanças e investimentos Otavio Moura GRUPO FECHADO TELEGRAM Com conteúdo todos os dias.

https://t.me/financaseinvestimentos

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Finanças e Investimentos Pode Salvar sua VIDA! Descubra e confira nosso Canal! Compartilhem com mais pessoas e ajude a investirem melhor e com mais consciência.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

// Acompanhe Nosso Conteúdo Escola de Finanças e Investimentos IEBW

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

• Site » https://www.iebw.com.br

• Facebook » https://www.facebook.com/iebwbr

• Instagram » https://www.instagram.com/iebwbr

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

// Acompanhe Nosso Conteúdo

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

@otaviomouraoficial

Dúvidas? Deixe o seu comentário Me siga em minhas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/otaviomouraoficial

Facebook: https://www.facebook.com/otaviomouraoficial

77 visualizações

Sede IEBW

Av. Anita Garibaldi, 850 - Cabral
Torre C / Sala 103
Condomínio Edifício Infinity Prime
 

Ao Lado da Justiça Federal


CNPJ 09.003.309/0001-00

Email. comercial@iebw.com.br

Telefone. 41 9 9843-4511

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

© 2020 IEBW - Todos os direitos reservados